Quem somos ?

Com 30 anos de história, a Escola Profissional Raul Dória afirmou-se como instituição de referência no ensino profissional, desenvolvendo vários projectos relacionados com o comércio tradicional e com a cidade do Porto. Tem, neste momento, um leque alargado de empresas com as quais colabora em estágios curriculares, promove a procura do primeiro emprego para os jovens finalistas da escola e desenvolve projectos que, não só fazem a ponte entre o ensino teórico e prático, como também permitem aos formandos articular os conhecimentos e competências adquiridos nas diversas disciplinas. São eles: Humanização do Espaço Escola; Escola e Família; Escola e Empresa; Escola, Cidade e Cultura e Escola e Globalização.
Trinta anos passados, e porque todo presente se faz de memórias, não poderíamos deixar de contar a história que liga a Escola Profissional Raul Dória à Escola Prática Comercial Raul Dória. E entretanto vamos pensando no futuro sem nunca esquecer a ideia chave do nosso projecto: a formação integrada do homem.

1878

Nasce Raul Dória

Raul Montes da Silva Dória nasceu no Porto no dia 6 de Janeiro de 1878 e faleceu em 15 de Setembro de 1922. No início do século passado, Raul Dória distinguiu-se no ensino do comércio e da contabilidade através da fundação da Escola com o seu nome, fundada no Porto em 30 de Novembro de 1902 e que esteve em atividade até ao final do ano letivo de 1963/64.

1902

Inauguração da Escola

O século XX mal despertava quando Raul Dória, com apenas 24 anos, inaugurou a sua Escola Prática Comercial na Rua do Bonjardim, no Porto. Esta escola, pioneira na ideia e na prática do ensino da Contabilidade e da Escrituração Comercial em Portugal, preparou para o exercício consciente da profissão centenas de jovens que, terminada a formação, mal sentiam, segundo testemunhos, a diferença entre a escola e "a vida". Vocacionada para o ensino técnico comercial, a Escola Prática Comercial Raul Dória teve início na Monarquia, passou pela Primeira República e veio até ao ano letivo de 1963/1964.

1904

Mudança de instalações

A Escola Prática Comercial mudou de instalações para a Rua Fernandes Tomás, onde permaneceu durante 3 anos. Em 1907 instala-se definitivamente no denominado Palácio das Lousas, na rua Gonçalo Cristóvão.


1908

Medalha de Ouro

Seis anos depois da sua inauguração, é atribuída a medalha de ouro à Escola Prática Comercial Raul Dória, na Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Muitos foram os prémios conseguidos por esta escola, entre os mais importantes conta-se a medalha de ouro atribuída em 1908, seis anos depois da sua inauguração, na Exposição Internacional do Rio de Janeiro. Estes e outros reconhecimentos levariam a escola a granjear notável prestígio a nível nacional e internacional durante a primeira metade do século passado.


1967

Encerramento Escola Prática Comercial

Vista como um estabelecimento modelo, era preferida a nível nacional pelos que desejavam seguir a carreira do comércio. Desde o ano letivo de 1910/1911 até ao ano lectivo de 1963/1964, a Escola obteve 8450 inscrições/matrículas, verificando-se uma maior procura de formação nesta Escola, durante toda a década de 1910 até ao ano lectivo de 1923/1924. A imprensa jornalística nas notícias que ia publicando sobre a Escola, fazia referência ao método adotado e às vantagens que oferecia, considerando-a única no seu género no nosso país, oferecendo confronto às congéneres estrangeiras. A escola sonho subsistiu até 1967, embora já sem a direcção de Raul Dória, falecido a 15 de Setembro de 1922.


1990

Nascimento da Escola Profissional Raul Dória

O projecto doriano ficaria adormecido até 1990, ano em que a Associação Raul Dória o reabilitaria ao criar a Escola Profissional Raul Dória.

Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora